A XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu em Vargem Grande Paulista, mais de 300 jovens que discutiram este ano o tema principal: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. O evento foi realizado no dia 25 de outubro, no Centro Mariapolis Ginetta, com a participação do prefeito Josué Ramos, do vice Reinaldo de Oliveira, da primeira dama Soeli Ramos e do presidente do CMDCA Uilson Domingues.
Durante todo o dia, alunos das escolas municipal e estadual e de entidades sociais debateram os 5 eixos temáticos da Conferência. Os jovens foram divididos em grupos a fim de definir as principais necessidades do município sobre:
Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;
Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;
Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes
“É muito importante este diálogo com a comunidade, com vocês jovens, porque nós gestores somos servidores e devemos ouvi-los para colocar em prática a vontade de todos, saber qual a demanda que precisam, afinal são vocês que estão nas escolas, nos bairros e com suas famílias”, disse o prefeito. Ele também destacou, que os jovens têm papel fundamental na elaboração de políticas públicas, assim como a família. “São vocês que irão nortear o que vai acontecer nos próximos anos na vida da nossa juventude, vocês têm esse papel”.
Já o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo citou algumas das ações que foram pleiteadas na última Conferência e estão sendo desenvolvidas pelo governo municipal. “Aproveito para destacar que em 2015, na última conferência, algumas das propostas já estão sendo cumpridas pelo atual governo, como: cursos de jovens e adultos; cursos complementares como inglês e informática; teatro, música e balé; escolinhas de futebol; artes marciais; e vários campeonatos desenvolvidos”, afirmou Reinaldo.
Para falar sobre o tema da Conferência, foi convidado o bacharel em administração de empresas, cientista social e especialista em psicologia social e políticas públicas, Antonio Dantas. Entre as propostas apresentadas pelas crianças e adolescentes em cada eixo temático, destacam-se:
– maior divulgação sobre o que são os conselhos e sua importância;
– maior participação dos jovens nos conselhos municipais;
– criação de comissões que tenham acesso às informações para levar os interesses da população e fiscalizar os gastos públicos;
– criação de eventos a fim de captar recursos para o fundo municipal dos diretos da criança e adolescente;
– criação de um fórum de fiscalização e conselho sobre a destinação de verbas;
– maior inclusão social;
– ter profissionais da saúde nas escolas dando orientações;
– ações preventivas contra o bulling;
– projetos, palestras e debates sobre os tipos de violência;
– inclusão do tema violência na escola.
Ao final da Conferência foram eleitos os delegados e suplentes – crianças, adolescentes, das entidades, rede, conselho tutelar e CMDCA – que irão representar Vargem Grande Paulista na etapa estadual.
Last modified: 15 de março de 2023