Secretaria de Assistência Social capacita mais de 1.300 pessoas para o mercado de trabalho

22 de novembro de 2018

A Secretaria de Assistência Social de Vargem Grande Paulista formou durante o ano de 2018, mais de 1.300 munícipes por meio dos cursos de qualificação profissional. Somente neste segundo semestre, cerca de 600 pessoas foram capacitadas e receberam ontem (22) o certificado de conclusão das mãos do prefeito Josué Ramos e da secretária de Assistência Social Soeli Ramos.

A cerimônia de formatura foi realizada no auditório do centro Mariapolis Ginetta, com a presença dos formandos e familiares, além dos vereadores Marcelinho e Marcelo Lenha, em dois horários: à tarde com os alunos do Centro Integrado de Cursos (CIC) do Parque do Agreste e à noite com os alunos da Secretaria de Assistência Social.

“Quando implementamos os cursos na cidade, nossa maior preocupação era qualificar a mão de obra local. No entanto percebemos que os cursos vão muito além disso, hoje o mais importante é dar oportunidade à população em especial os jovens para que tenham uma ocupação e um futuro promissor. Fico contente em ver a aceitação e ao ver esta formatura cheia, tenho certeza que estamos no caminho certo”, disse o prefeito durante a formatura.

Já a secretária de Assistência Social destacou que os cursos estão proporcionando maior integração social e gerando renda para as famílias. “Estamos atingindo nosso objetivo, que é capacitar a pessoa para alavancar sua vida e, por meio dos cursos, ensiná-la a gerar renda. Felizmente estamos tendo resultados positivos, vários alunos já estão trabalhando, abrindo o próprio negócio ou empreendendo na própria casa”, disse Soeli.

Oferecidos gratuitamente à população, mais de 12 cursos foram realizados neste segundo semestre, como: panificação, confeitaria, manicure, cabeleireiro, design de sobrancelhas, customização, roteiro da costura e corte e costura básico, teatro, oficina de digitação, dança sênior, dança de salão, cigana e coral, oficina de crianças, mecânica de moto e som. Durante a formatura, os alunos de teatro dos bairros São Judas, São Lucas, Tijuco Preto, Parque do Agreste e do Centro de Convivência do Idoso fizeram apresentações que divertiram o público, mostrando muito talento.

Para o morador do bairro Tijuco Preto, Raimundo Soares da Silva, o curso de cabeleireiro que fez com a esposa no CIC abriu uma nova oportunidade de trabalho. “O curso foi o que a gente esperava, muitos falavam que era ruim, não ensinam direito, mas fomos persistentes e vimos que não era nada disso. O curso é maravilhoso, a professora ensina direito, tem paciência e conhecimento. Só temos a agradecer. Eu não tinha nenhum conhecimento na área, apenas gostava de cortar os cabelos das minhas filhas desde pequenas e sempre tive vontade de seguir esta profissão. Sou pedreiro, mas agora estou abrindo meu próprio salão, já comprei cadeira, lavatório, secador, chapinha, etc. É só correr atrás e, agora, vamos nos especializar. Já temos clientes fiéis que atendemos em casa”.

Last modified: 22 de novembro de 2018