Secretaria de Assistência Social capacita 2 mil pessoas para o mercado de trabalho – Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Secretaria de Assistência Social capacita 2 mil pessoas para o mercado de trabalho

22 de novembro de 2018

A Secretaria de Assistência Social de Vargem Grande Paulista formou durante o ano de 2018, cerca de 2 mil munícipes por meio dos cursos de qualificação profissional. Somente neste segundo semestre, cerca de 600 pessoas foram capacitadas e receberam ontem (22) o certificado de conclusão das mãos do prefeito Josué Ramos e da secretária de Assistência Social Soeli Ramos.

A cerimônia de formatura foi realizada no auditório do centro Mariapolis Ginetta, com a presença dos formandos e familiares, além dos vereadores Marcelinho e Marcelo Lenha, em dois horários: à tarde com os alunos do Centro Integrado de Cursos (CIC) do Parque do Agreste e à noite com os alunos da Secretaria de Assistência Social.

“Quando implementamos os cursos na cidade, nossa maior preocupação era qualificar a mão de obra local. No entanto percebemos que os cursos vão muito além disso, hoje o mais importante é dar oportunidade à população em especial os jovens para que tenham uma ocupação e um futuro promissor. Fico contente em ver a aceitação e ao ver esta formatura cheia, tenho certeza que estamos no caminho certo”, disse o prefeito durante a formatura.

Já a secretária de Assistência Social destacou que os cursos estão proporcionando maior integração social e gerando renda para as famílias. “Estamos atingindo nosso objetivo, que é capacitar a pessoa para alavancar sua vida e, por meio dos cursos, ensiná-la a gerar renda. Felizmente estamos tendo resultados positivos, vários alunos já estão trabalhando, abrindo o próprio negócio ou empreendendo na própria casa”, disse Soeli.

Oferecidos gratuitamente à população, mais de 12 cursos foram realizados neste segundo semestre, como: panificação, confeitaria, manicure, cabeleireiro, design de sobrancelhas, customização, roteiro da costura e corte e costura básico, teatro, oficina de digitação, dança sênior, dança de salão, cigana e coral, oficina de crianças, mecânica de moto e som. Durante a formatura, os alunos de teatro dos bairros São Judas, São Lucas, Tijuco Preto, Parque do Agreste e do Centro de Convivência do Idoso fizeram apresentações que divertiram o público, mostrando muito talento.

Para o morador do bairro Tijuco Preto, Raimundo Soares da Silva, o curso de cabeleireiro que fez com a esposa no CIC abriu uma nova oportunidade de trabalho. “O curso foi o que a gente esperava, muitos falavam que era ruim, não ensinam direito, mas fomos persistentes e vimos que não era nada disso. O curso é maravilhoso, a professora ensina direito, tem paciência e conhecimento. Só temos a agradecer. Eu não tinha nenhum conhecimento na área, apenas gostava de cortar os cabelos das minhas filhas desde pequenas e sempre tive vontade de seguir esta profissão. Sou pedreiro, mas agora estou abrindo meu próprio salão, já comprei cadeira, lavatório, secador, chapinha, etc. É só correr atrás e, agora, vamos nos especializar. Já temos clientes fiéis que atendemos em casa”.

Last modified: 17 de novembro de 2020

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support