A Secretaria de Saúde de Vargem Grande Paulista iniciou no último sábado (28) a Campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti”. Um mutirão com mais de 30 agentes de saúde percorreram os bairros São Lucas, São Marcos e Jardim Mirador, onde visitaram em apenas um dia cerca de 990 residências.
A Campanha tem como objetivo orientar a população sobre como evitar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zica vírus. A ação será realizada dois sábados por mês em diversos bairros do município.
“Estamos trabalhando a prevenção e, neste momento, a orientação é sempre muito importante. A atenção e os cuidados com os possíveis focos de dengue não podem parar, por isso mobilizamos mais de 50 funcionários da saúde que estão engajados nesta campanha”, comentou o prefeito Josué Ramos, que acompanhou ao lado do secretário de Saúde João de Deus, o mutirão nos bairros.
Durante o primeiro mutirão, os agentes visitaram as residências na busca de criadouros do mosquito. Segundo o setor de zoonoses, a maioria dos imóveis estava limpo e sem focos. “O primeiro mutirão foi muito produtivo, as equipes encontram poucos focos e foram bem recebidas pelos moradores. A maior dificuldade está sendo os terrenos baldios, que estão abandonados e sem limpeza”, comentou o responsável pelo setor, Caio Dolfini.
A orientação é que nesses casos a população colabore fazendo denúncias de possíveis criadouros de dengue por meio da ouvidoria (4158-8800). O mutirão da dengue será realizado até o mês de abril. Colabore e receba os agentes de saúde na sua casa, eles estarão uniformizados e identificados.
Ações nas escolas
As ações de combate à dengue também serão desenvolvidas nas escolas do município. Segundo o secretário de Saúde, João de Deus, a campanha será realizada em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
“A idéia é criar combatentes mirins da dengue. As crianças terão como lição de casa desenvolver trabalhos educativos sobre o tema em conjuntos com os pais”, explicou o secretário, destacando que a prevenção é sempre a melhor ação.
Last modified: 17 de novembro de 2020