Vargem Grande Paulista, assim como outras cidades do país, sofre com a falta de médicos principalmente para atender especialidades. A fim de diminuir a fila de espera e oferecer um atendimento de qualidade, o governo municipal criou o Programa “Aqui tem mais Saúde” que visa ampliar o atendimento de especialidades médicas e exames laboratoriais.
Para a realização de exame laboratorial, a Prefeitura já contratou por meio de licitação pública a empresa que prestará o serviço. “Temos uma fila de espera grande para exames de sangue, que deverá ser sanada até o final deste ano”, informou o secretário de Saúde, João de Deus.
A demanda por especialidades médicas também deverá diminuir em breve. A Prefeitura está credenciando por meio de Chamamento Público, clínicas médicas e profissionais para a prestação de serviços complementares nas seguintes áreas: Clinico Geral, Ginecologia, Psiquiatria, Ortopedia, Pediatria, Cardiopediatria, Cardiogeriatria, Cardiologia Adulto, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Pneumopediatria, Proctologia, Reumatologia, Urologia e sessões de Fonoaudiologia, Psicologia, Nutricionista, Fisioterapia e Medicina do Trabalho.
A medida, segundo o prefeito Josué Ramos, além de atender a demanda reprimida também irá ampliar de 12 para 30 o número de especialidades médicas no município. “Temos pouco mais de 30 médicos especialistas que estão sendo insuficientes para atender a nossa demanda. Diante deste quadro abrimos concurso público para aumentar a quantidade de profissionais, mas infelizmente o número de inscritos foi pequeno e tivemos que buscar outra alternativa, como terceirizar a especialidade médica. A partir de agora, aqui tem mais saúde, pois teremos consultas e exames para todos”, explica.
Para regulamentar a terceirização, o prefeito instituiu a Lei Municipal nº976 que cria a Tabela Complementar do Sistema Único Municipal e autoriza o credenciamento de profissionais ou pessoas jurídicas. De açodo com a Lei, serão atendidos somente moradores do município.
“O credenciamento já iniciou e nos próximos dias estaremos com este serviço em operação, porém o atendimento será apenas para moradores do município que deverão comprovar a residência. A Secretaria Municipal de Saúde irá fazer um cadastramento dos usuários do SUS Municipal nas Unidades Básicas de Saúde por meio do sistema de biometria”, enfatizou Josué.
Como vai funcionar
O munícipe que necessitar do atendimento médico será encaminhado por meio da Unidade Básica de Saúde do bairro onde mora ou pelo Pronto Atendimento, que fará o cadastramento do paciente no sistema novo e com registro biométrico da impressão digital. Em cada consulta será exigida a identificação biométrica, em que já constarão todos os dados do paciente, exames realizados, resultados, etc.
“O credenciamento através do serviço de biometria é uma inovação que facilitará muito o nosso trabalho, além de dar mais segurança ao sistema”, destacou o prefeito. As consultas serão pagas pela Prefeitura, conforme valor definido na Lei.
Last modified: 17 de novembro de 2020