A Cultura está cada vez mais pujante na cidade de Vargem Grande Paulista. Além dos investimentos municipais, a cidade ganhou ainda mais apoio com os aportes ofertados pela Lei Federal Paulo Gustavo. E para celebrar esse momento, a Secretaria de Cultura e Lazer promoveu uma grande mostra com projetos que tiveram apoio e incentivo da legislação federal.
“A valorização da Cultura é um compromisso do nosso governo. Um povo que não valoriza a cultura, não valoriza a sua história. A Lei Paulo Gustavo trouxe grandes oportunidades aos nossos artistas locais, que se fortaleceram e apresentaram seus trabalhos. Agradeço a todos que participaram dessa mostra e a toda equipe da Secretaria de Cultura e Lazer, que tem feito um grande trabalho incentivando a cultura regional na nossa cidade”, comentou o prefeito Josué Ramos.
O evento ocorreu no Complexo Cultural de Vargem Grande Paulista, nos dias 26e 27 de outubro. Os diversos projetos realizados por artistas locais com variadas linguagens e técnicas foram prestigiados por diversos munícipes na Mostra Cultural. “Uma Mostra Cultural é sempre marcante. E contar com a riqueza destes projetos e o compromisso de grandes artistas de Vargem Grande Paulista foi um marco na nossa história”, afirmou o secretário de Cultura e Lazer, William Salvetti.
Confira abaixo os projetos que foram exibidos:
Sala Estúdio – Sob a orientação do multi-instrumentista e produtor musical José Augusto, a Sala Estúdio proporcionou gravações para três artistas, com o apoio de José Augusto Nascimento, um profissional que já colaborou com grandes nomes da música, como Duani (Forroçacana), Caju e Castanha, Henrique e Juliano, e Aline Barros.
Ateliê na Floresta – Uma oficina imersiva onde os participantes exploraram o contato com a natureza, utilizando o ambiente natural como inspiração para suas criações artísticas mediado por Daniele Gaspar, pedagoga e artista.
Aula de Desenho – Uma atividade ministrada por Rafael dos Reis para amantes da ilustração, que ofereceu técnicas básicas e avançadas, incentivando a expressão visual dos participantes.
Palestra com Paulo Goulart – O palestrante compartilhou experiências em editoriais e abordou temas sobre o papel da arte na transformação social, inspirando o público presente.
Roda de Conversa sobre Cultura Afro-brasileira – Um encontro que destacou a importância e a diversidade da cultura afro-brasileira, além das dificuldades encontrados no município, promovendo diálogos enriquecedores entre os participantes. A mesa de debate foi composta por Babalorixá Plínio, Mestre Cabeça e Trenel Eduardo.
Oficina de Crochê –Facilitada por Patrícia Borba Oliveira, focada em técnicas de crochê, esta oficina valorizou o artesanato como uma expressão cultural e sustentável.
Oficina de Macramê – Ensinou técnicas tradicionais de trançado manual, com foco na criação de peças únicas e valorização do trabalho artesanal. Atividade desenvolvida por Zuleica Souza.
Oficina de Portfólio – Orientou artistas em início de carreira sobre como construir um portfólio profissional, essencial para suas trajetórias no mercado artístico e inscrição em editais de fomento à Cultura. Desenvolvida por Patrícia Gonçalves.
Show Mano Cri Cri – Uma apresentação musical enérgica que trouxe animação e ritmo para o evento, conectando-se com o público através de letras e melodias envolventes.
Show Oráculo MC – Com letras que abordam temas sociais e culturais, Oráculo MC trouxe o rap como forma de expressão e reflexão.
Pocket Show com Edinho, Voz e Violão – Edinho fechou a mostra no sábado (27/10) com uma apresentação intimista, trazendo grandes sucessos e emocionando o público com sua voz e violão junto de participações especiais e espontâneas na bateria, guitarra, baixo e canto.
Last modified: 17 de dezembro de 2024